Comunicado STAAE ZN sobre II vaga da pandemia

O Sindicato dos Técnicos Superiores, Assistentes e Auxiliares de Educação da Zona Norte (STAAE ZN), alerta todos os seus sócios para que cumpram escrupulosamente todas as regras de segurança que o momento exige dado que os casos positivos de Covid19 têm aumentado diariamente, provocando uma segunda vaga da pandemia que nos obriga a paragens forçadas de alguns serviços e empresas.

Nesta corrida contra o vírus, todos nós somos agentes de saúde pública, por isso teremos de assumir uma postura de vigilância passiva, ou seja, em automonitorização diária dos sintomas da Covid-19 devendo estar atentos à sintomatologia que possa estar relacionada com esta doença, sobretudo, tosse persistente, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, perda de cheiro, perda de paladar, arrepios de frio, falta de ar, febre, diarreia, ou outros sintomas. Se apresentarem esta sintomatologia não devem ir à escola e devem contactar a linha SNS 24 (800 24 24 24) Devem ainda usar máscara, manter distâncias de pelo menos 2 metros entre as pessoas e fazer pausas para lanches e almoços. No recreio as crianças devem ter o recreio em horários desfasados e lavar/desinfetar frequentemente as mãos ao longo do dia. Deve-se ainda restringir contactos sociais desnecessários/não essenciais fora do contexto familiar.

Terminamos acreditando que tudo vai ficar bem e que colaboradores mais responsáveis fazem uma escola melhor e mais segura.. Para esclarecimentos, apoio administrativo ou meras informações, continuamos disponíveis através do telefone: 22 608 44 76. Proteja-se a si e aos outros! Para mais informações acedam ao microsite da DGS sobre o Covid-19: https://covid19.min-saude.pt/