Dia Nacional do Trabalhador Não Docente com webinar sobre Escola de Qualidade

21-11-2020

Dia Nacional do Trabalhador Não Docente com webinar sobre Escola de Qualidade
Os três Sindicatos de não docentes da FNE (STAAE Zona Norte, STAAE Zona Centro e STAAE Sul e Regiões Autónomas), seus dirigentes e associados, comemoram na próxima 3ª feira, 24 de novembro, o Dia Nacional do Trabalhador Não Docente, com um webinar alusivo ao tema "Os Trabalhadores Não Docentes na promoção de uma escola de qualidade".
O webinar está marcado para as 15h00 e vai ter como orador principal Nuno Filipe Lopes da Silva, antigo Presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes de Ensino Superior Politécnico - FNAESP e atual empresário no ramo da Formação Profissional.
Estes são tempos de novos desafios que têm posto à prova os mais de 80 mil trabalhadores que existem no setor público, privado dependente do Estado e privado independente, e que têm mostrado a sua importância desde a primeira hora em que foram colocados na primeira linha de resposta às exigências que, repentinamente, se colocaram à Educação e à sociedade.
Foram os Trabalhadores Não Docentes que constituíram um suporte para os filhos dos inúmeros profissionais que, nos mais variados setores de atividade, não podiam ficar confinados e tinham de continuar a desenvolver a sua atividade laboral. E essa ação foi desenvolvida rigorosamente fora dos holofotes, iniciada timidamente e depois crescendo para números muito elevados.
E foram também os Trabalhadores Não Docentes quem, a partir de setembro, nunca se escusando às tarefas que tinham de desenvolver, mas conscientes das contradições das normas e dos procedimentos que eram adotados, da insuficiência de meios e recursos que eram aplicados, teve uma enorme contribuição para a preparação e desenvolvimento do novo ano letivo.
Por tudo isto e muito mais celebra-se este Dia Nacional do Trabalhador Não Docente, na perspetiva de deixar ainda o alerta para a necessidade de haver clareza e coerência na definição das medidas de promoção da saúde pública; para a total ausência das respostas que eram fundamentais obter nestes tempos, desde o enquadramento e proteção das pessoas que pertencem a grupos de risco, à definição de orientações claras para o recurso e regulamentação do teletrabalho, além do reforço dos técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais absolutamente imprescindíveis nesta ocasião.
Acrescente-se ainda o facto de não ter sido garantida a contratação de Trabalhadores Não Docentes que se adivinhava que seriam essenciais, de forma a contribuir para a melhoria das condições de segurança e de proteção da saúde das escolas, e também porque se antevia que muitos profissionais não poderiam regressar ao seu local de trabalho devido à sua condição física mais vulnerável por integrarem grupos de risco.
A FNE não desiste de trabalhar por políticas de valorização de todos os Trabalhadores Não Docentes. E o dia vinte e quatro de novembro é uma oportunidade de afirmação para o sucesso e unidade construída em torno dos três sindicatos STAAE's e dos valores em que apostamos na nossa ação sindical.
Participe gratuitamente no Webinar "Os trabalhadores não docentes na promoção de uma escola de qualidade"
https://us02web.zoom.us/j/88421778048?pwd=Qzc1K2RnaHRZZ2U4RG5PTmdaZ1BnQT09
Orador Convidado: Nuno Filipe Lopes da Silva, antigo Presidente da FNAESP (Federação Nacional de Associações de Estudantes de Ensino Superior Politécnico) e atual empresário no ramo da Formação Profissional.

Sindicato dos Técnicos Superiores Assistentes e Auxiliares de Educação da Zona Norte
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis!