FNE reivindica rigor, clareza e coerência para acompanhamento da evolução da pandemia

As medidas anunciadas no passado fim de
semana, no que diz respeito à Educação, não constituem a resposta que se
esperaria do Governo em relação aos problemas concretos que hoje estão
identificados nas nossas escolas e servem apenas para libertar o Governo
das responsabilidades que deve assumir, fazendo-as transferir
exclusivamente para o domínio do comportamento individual e coletivo.
Por isso, a FNE, atenta à necessidade de se garantir nas nossas
escolas um ambiente favorável a processos de ensino-aprendizagem
efetivos, e apesar das difíceis circunstâncias que se vivem no nosso
país em termos de evolução da pandemia, insiste na necessidade de se
abrirem espaços de diálogo e de convergência para a determinação das
medidas que se revelarem mais adequadas.
Estamos todos compreensivelmente preocupados com o que se passa na
Educação em termos da pandemia que se instalou entre nós. Esta
preocupação é tanto maior quanto é certo que o Governo tem teimado
incompreensivelmente em não divulgar dados concretos sobre a real
dimensão do problema no setor da Educação. E sobretudo porque a falta de informação não permite a compreensão de decisões que nos parecem, para além de heterogéneas, contraditórias, desajustadas, incompletas.
Estes são os motivos que originam desnecessariamente desconfiança, incerteza, insegurança e mal-estar.
A FNE apresentou desde cedo - em julho passado - propostas concretas
que sublinhavam duas linhas essenciais que deveriam marcar o novo ano
letivo: por um lado, era imperioso que se retomasse a atividade letiva
presencial; por outro lado, era incontornável que se deveria garantir o
primado das condições de promoção da segurança e da saúde de todos,
através de medidas de prevenção e controlo, devendo ser disponibilizados
todos os materiais de proteção que fossem necessários para a
preservação da segurança e da saúde de toda a comunidade educativa.
Para depois acrescentar que era ainda inevitável que o novo ano
letivo deveria compensar as enormes fragilidades que o tempo de
interrupção da atividade letiva presencial tinha provocado e em muitas
circunstâncias agravado, pata o que seria indispensável o reforço do
número de professores nas escolas.
Foi neste contexto que a FNE considerou essencial em todas as
circunstâncias que se limitassem as condições de contágio, o que deveria
ter uma aplicação adequada em relação a cada estabelecimento de ensino e
de educação. Desde a limpeza e higienização periódica dos espaços
escolares, a ocorrer em diversos momentos do dia, até ao uso obrigatório
de máscaras, e a determinação de uma distância mínima em conformidade
com os valores defendidos pelos serviços de saúde e segurança. Para
além da redução do número de alunos por turma e outras medidas
associadas aos transportes escolares, aos horários de funcionamento das
escolas e à previsão de funcionamento por turnos, bem como do recurso
ordenado e organizado a regimes híbridos em circunstâncias devidamente
preparadas.
Deste modo, e dependendo das situações de cada escola, deveriam ser
previstos planos que permitissem uma adaptação flexível a cada situação,
circunstância e realidade de cada estabelecimento de educação e de
ensino, de forma a permitir que se continuasse a atividade com alguma
normalidade.
Todos sabíamos que em ambiente escolar iria haver crianças, jovens e
adultos infetados. E que a dimensão desta situação estaria associada à
determinação da quantidade de medidas que se pudessem apresentar com
maior grau de eficácia.
Ora, o Ministério da Educação optou pelo caminho mais fácil e
que foi tudo fazer no sentido de que tudo deveria decorrer na
normalidade dos anos anteriores, ou seja, nada fazer para se adaptar às
novas circunstâncias. A verdade é que se as insuficiências do
sistema educativo já eram tão grandes em termos de recursos humanos e
materiais, que as circunstâncias extraordinárias que vivemos apenas
acentuaram essa insuficiência.
A condições anormais o Ministério da Educação deveria ter respondido com medidas excecionais. Mas não o fez.
O Ministério da Educação tinha a obrigação de determinar orientações
que garantissem a saúde, a segurança e a tranquilidade de todos os que
estão nas escolas, mas não o fez.
O Ministério da Educação deveria promover uma informação permanente e completa sobre a situação nas escolas, o que não faz.
O Ministério da Educação tinha e tem obrigação de ser claro, rigoroso
e coerente nas medidas que adota, mas esconde-se num silêncio que não
se aceita e se critica.
A autossuficiência e a indisponibilidade do Ministério da Educação
para o diálogo não convocam nem mobilizam os parceiros para que este
momento seja vivido em diálogo e na busca em conjunto das medidas que se
revelarem mais oportunas e eficazes.
A FNE denuncia assim, quer a indisponibilidade para o diálogo, quer a falta de transparência que tem marcado este tempo e reivindica
que sejam definidas orientações e procedimentos que sejam claros e
homogéneos, de forma a garantir o mais possível a saúde e a segurança de
todos, bem como a efetiva concretização nas melhores condições
possíveis dos processos de ensino-aprendizagem no presente ano letivo. É imprescindível que todos os que estão nas escolas se sintam completamente seguros para poderem trabalhar com qualidade.
Porto, 23 de novembro de 2020
A Comissão Executiva da FNE