O Staae-ZN através da FNE solicita uma reunião ao Ministério

Na sequência da reunião ocorrida no passado dia 22 de janeiro no Ministério da Educação, os STAAE`s requereram à FNE um pedido da marcação de uma reunião à senhora Secretária de Estado da Educação para a apresentação das preocupações dos Trabalhadores Não Docentes (TND).

Entendem que é necessária a abertura de processos de consulta e negociação que permitam a identificação e a determinação de medidas de valorização destes trabalhadores.

Entre outras preocupações estão a necessidade de se definirem orientações que permitam clarificar as regras na atribuição do número mínimo de funcionários nos estabelecimentos de ensino; dos mecanismos específicos de mobilidade interna no âmbito das escolas e agrupamentos, bem como na necessidade de se elaborarem os referenciais de formação, quer inicial quer contínua dos TND, em estreita articulação com os conteúdos funcionais a serem definidos. Entre outras preocupações do STAAZN estão a revisão das tabelas salariais e do SIADAP, ADSE, progressões e a aposentação.

Estes e outras necessidades ao não serem satisfeitas penalizam os TND mas também os alunos.