1ª reunião da FNE com novo ministro. Concursos, reposição salarial e descongelamento de carreiras

17-12-2015 00:00

Uma delegação da FNE, liderada pelo seu secretário-geral, reuniu esta manhã (16/12/2015) com a nova equipa do Ministério da Educação para apresentar um conjunto de matérias que esta Federação considera prioritárias no momento atual.

No primeiro encontro com o ministro Tiago Brandão Rodrigues a FNE solicitou à tutela a abertura de mesas negociais temáticas para discutir matérias concretas relativas à situação profissional dos docentes e dos trabalhadores não docentes das nossas escolas. 

Consideramos fundamental garantir a reposição salarial destes trabalhadores e que se proceda ao descongelamento das carreiras e a recuperação do respetivo tempo de serviço.

É ainda intenção da FNE que o Ministério da Educação proceda a abertura de uma mesa negocial para a revisão do diploma de concursos, acabando com a BCE.

 

Ficou ainda acordado com o novo ministro, Tiago Brandão Rodrigues, um método de consulta regular para rever temas importantes para os professores, como o regime de concursos e a composição das turmas.

No final de uma reunião no Ministério da Educação, o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, disse aos jornalistas que ao nível da composição das turmas foram abordadas questões como o número de alunos e a possibilidade de desdobramento em algumas disciplinas, nomeadamente na aprendizagem de línguas.

Para os professores, frisou, não é só importante o número de alunos por turma, mas também o número de turmas por professor.

"O objetivo é termos um sistema educativo que promova o sucesso escolar", afirmou. A questão da avaliação dos alunos esteve também em cima da mesa nas várias vertentes: externa, interna e aferida.

O ministro, segundo Dias da Silva, pediu o contributo da FNE para esta matéria, no sentido de elaborar um plano global e integrado para o ensino básico. "Tudo ao serviço de melhores resultados dos alunos", acentuou.

Da tutela, a FNE recebeu também a garantia de monitorização e revisão, caso se revele necessário, dos contratos de transferência de competência para os municípios na área da educação.

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