Comunicado Fne 22/03/2017

22-03-2017 16:32

FNE.e FESAP voltaram a insistir hoje junto da Secretária de Estado Adjunta e da Educação na necessidade de se estabelecerem as carreiras especiais de Trabalhadores Não Docentes, para além de se terem manifestado contra a integração destes Trabalhadores no processo de transferência de competências para os Municípios.
Em relação à clara insuficiência de Não Docentes nas nossas escolas, a Secretária de Estado anunciou que se iniciará brevemente a negociação da revisão da Portari...a dos rácios.
A FNE considerou que este processo deve decorrer o mais cedo possível, para que os concursos dele decorrentes possam abrir, para garantir as colocações a tempo do início do próximo ano letivo.
A FNE reivindicou também que os Assistentes Operacionais que tem estado em contrato a termo e que deveriam ver uma nova renovação a partir de 1 de agosto próximo sejam antes integrados no Programa de integração de precários na administração pública.
Também foi assinalada pela FNE a necessidade de se abrirem finalmente os concursos para Coordenadores Técnicos e Encarregados de Assistentes Operacionais, cargos que tem vindo a ser exercidos em regime de mobilidade, o que se considera inaceitável.
Também a insuficiência de Psicólogos foi sublinhada pela FNE, tendo a Secretária de Estado afirmado que proximamente serão colocados 300 novos destes profissionais.
Finalmente, a FNE reiterou a reivindicação de um programa dinâmico de formação contínua que abranja todos os trabalhadores não docentes.

Sede: Staaezn
Rua da Constituição, 814
5º sala 28
4200-195 Porto